Especialistas em comportamento de consumo e mkt digital, avaliam atitude de empresários
Mesmo com o comércio fechado por não ser considerado serviços essenciais, amargando largas cifras em prejuízo, empresários se unem para apoiar pequenos comerciantes de uma forma humanizada e abrem suas redes sociais para a divulgação dos pequenos. O objetivo é estimular o consumo na região e trabalhar não só a responsabilidade social, mas a empresarial também.
Segundo o dono da Sapataria Expressa, loja de conserto de sapatos, bolsas e malas de viagem, localizada em Jacareí, Alessandro Roque, o movimento #compredopequeno surgiu com a intenção de divulgar as empresas e serviços dos amigos, mas as ações foram crescendo na medida que houve o engajamento nas redes sociais, e começaram a surgir pedidos para fazer postagens. O empresário destaca, que mesmo com a sua loja fechada, não pode deixar de pensar nos amigos. “Essa foi a forma que pensamos para nos unirmos em ação solidária com a finalidade de incentivar o consumo pelo delivery de empresas locais e mostrar para o público e os clientes como cada empresa está se adaptando neste novo cenário. Assim, um ajuda o outro e todos juntos se ajudam”, afirmou Alessandro.
O proprietário do Kanoeng Snooker, salão de sinuca mais antigo de São José dos Campos, Antônio César, também abriu suas redes sociais para os pequenos e publica diariamente a divulgação de empresas de todos os setores. “Precisamos superar essa crise juntos e de uma forma humanizada. Então é tempo de união, de compartilhamento e de bondade. Com essas atitudes demonstramos aos nossos clientes, amigos e parceiros que estamos distantes fisicamente, porém, próximos emocionalmente. Além disso, não podemos pensar somente no nosso business, é hora de agirmos em conjunto, pois a instabilidade econômica afeta todos direta ou indiretamente”, ressaltou César.
A Academia By Bro, tradicional na cidade de São José, é outro exemplo. Eles também compartilham com esse grupo de empresários que estão unidos em prol dos pequenos. Desde o início da quarentena a academia tem postado a divulgação de empresas dos alunos e amigos para colaborar com todos. Segundo o proprietário, Demian Guidini, o trabalho não parou um dia sequer. Eles ainda têm realizado posts de treinos diários nas redes sociais para motivar os alunos a não pararem com a atividade física. Com isso, ele ainda disponibiliza treinos para um público mais amplo que está em casa sem poder sair para fazer exercícios. “Todos sabem que atividade física é essencial para manter a saúde, e mesmo à distância podemos colaborar orientando não somente nossos alunos, mas todos que acessam nossas redes sociais”, ressaltou Demian.
Na opinião da especialista em marketing e comportamento de consumo, Carmela Sala, ações de apoio e união sempre estimulam os empresários a serem otimistas e não esmorecerem. Principalmente, porque não estão enfrentando os problemas sozinhos. “Demonstrar apoio aos empresários que estão perdidos, e mostrar que não estão desamparados, é muito positivo. O grande lance dessa união de empresas é movimentar a economia e as vendas locais entre amigos. Mas, acima de tudo, trabalhar de forma positiva o sentimento desesperador que a situação impõe e evitar o fechamento de empresas em massa”, explicou a especialista.
Para a especialista em marketing digital, Flávia Valentim, diretora da Vínculo Consultoria em Marketing Digital, a internet se transformou na única ferramenta de comunicação entre empresa e consumidor, e neste momento todo empresário precisa se fazer presente na vida do seu cliente. “As redes sociais, neste cenário, estão sendo fundamentais, porém, é necessário alguns critérios e um mínimo de conhecimento para fazer essa divulgação. As empresas não podem deixar que seus clientes a esqueçam”, afirmou Flávia.
Ela completou dizendo que as agências estão trabalhando a todo vapor para ensinar e atender todos os públicos que precisam e merecem esse atendimento.
Assim, com ações em conjunto, todos desejam transmitir uma mensagem única: O que podemos oferecer de valor para as pessoas hoje? Quem quiser se unir a esse grupo de empreendedores pode fazer o mesmo: publicar posts de clientes e amigos com a frase: Parceiro do Movimento #compredopequeno.